terça-feira, 31 de maio de 2011

A comunicação escrita (Cartas)

  • As formas extensas de cortesia de fim de carta foram substituídas para uma breve “Com os melhores cumprimentos”.
  • As cartas continuam a ser uma das imagens de marca de qualquer empresa
  • O papel deve ser de boa qualidade
  • É importante o papel e o logótipo terem uma boa apresentação
  • A redacção deve ser sempre cuidada
  • Todas as cartas que são assinadas devem ter resposta num prazo razoável
  • Os impressos e as circulares não são cartas e são documentos que não obtêm resposta
  • Não devemos abrir ou ler correspondência à frente de outra pessoa
  • Quando chega um fax ou memorando com urgência, devemos pedir desculpa e explicar a razão da descortesia
  • O visitante deve ocupar-se com outra coisa como consultar a agenda, observar um quadro, dirigir-se à janela, etc., enquanto que o director está a ler o documento chegado com urgência
  • Quando a carta é trazida pela pessoa visitante da empresa, é obrigatório abri-la de imediato e lê-la com atenção.

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